Técnicas e conselhos para a manutenção das ferragens de alumínio

As ferragens de alumínio são uma das opções mais utilizadas na actualidade em todo tipo de portas e móveis. A excelente qualidade e resistência deste material é a principal razão do seu êxito.

No entanto, é importante recalcar aos clientes a necessidade de dar uma adequada manutenção a estas peças, para que estejam sempre em perfeitas condições.

Vantagens de utilizar ferragens de alumínio

 

A instalação deste tipo de ferragens oferece inúmeras vantagens, tanto ao instalador como ao cliente final. Na listagem, destacam:

O alumínio tem um aspecto elegante, que o torna no complemento perfeito para a decoração de diversos tipos de móveis e espaços. O seu acabamento perfeito também se mantem com o passar do tempo.

O seu desenho é tão preciso que resultam muito funcionais. Além disso, são o reforço perfeito para qualquer estrutura.

São fabricados em diversos tamanhos e formas, razão pela qual encaixam bem em qualquer móvel.

O alumínio é um material resistente à ferrugem (à oxidação). Portanto, estas ferragens têm uma vida útil muito longa.

Oferecem uma excelente relação qualidade-preço.

São leves, pelo que favorecem o bom funcionamento de qualquer porta.

A combinação de todos estes factores faz com que as ferragens de alumínio sejam a opção preferida na instalação profissional de móveis.

Por quê é que precisam de manutenção?

A manutenção das ferragens de alumínio é essencial para obter um bom funcionamento das mesmas e garantir a durabilidade na estrutura ao longo dos anos.

A verdade é que o alumínio é um dos materiais com mais resistência. De facto, não enferruja (não se oxida) nem se deteriora facilmente. Isto faz com que a maior parte das pessoas pensem que não é necessário realizar qualquer manutenção neste tipo de ferragens.

Na realidade, aplicar uns conselhos básicos de limpeza e manutenção destas peças é a melhor maneira de garantir que não apareçam danos durante toda a sua longa vida útil. Portanto, também ajuda a que os móveis estejam em perfeitas condições apesar do passar do tempo.

Técnicas infalíveis para manter as ferragens de alumínio em perfeitas condições

A manutenção das ferragens fabricadas em alumínio depende em boa medida das condições climáticas às quais estão expostas. Se não lhes afectar nem a chuva nem o ar, com actuar duas vezes ao ano será mais do que suficiente. No entanto, se residirmos em zonas com uma grande quantidade de humidade ou expostas a um elevado nível de contaminação, é recomendável realizar a manutenção aproximadamente cada dois meses.

Essencialmente, as ferragens de alumínio necessitam uma limpeza com um trapo, que retire o pó, a sujidade e a gordura acumulados. Evidentemente, não devemos usar produtos abrasivos, que possam danifica-las.

Resulta igualmente importante ter em conta que as dobradiças mais modernas não requerem da mesma lubrificação que se  dava a estas ferragens há uns anos. Se não funcionarem correctamente, a melhor opção é desmontá-las e limpa-las devidamente dado que os lubrificantes somente conseguirão adicionar sujidade, especialmente aqueles que são elaborados com ingredientes oleosos.

Finalmente, recomenda-se realizar uma inspecção das ferragens, especialmente dos mecanismos de fecho, pelo menos uma vez ao ano. O passar do tempo pode provocar pequenos desajustes, como parafusos soltos ou pequenos deslocamentos da folha, que são facilmente ultrapassáveis. 

Ainda que estas peças são muito resistentes e de grande qualidade, controlar o estado das ferragens de alumínio instaladas nos móveis é um requisito indispensável para garantir que o passar do tempo no lhes tenha provocado pequenos danos. Desta maneira, teremos as máximas garantias das suas funcionalidades nos móveis nos quais forem aplicadas com o passar do tempo e a longo prazo.

Na Emuca somos especialistas em ferragens para móveis e queremos oferecer-lhe as melhores soluções e conselhos para o seu negócio. Não duvide em contactar connosco e visitar o nosso site para mais informação.

Você gostou? Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagem Relacionada

Concepta3

O sistema Concepta3 é a solução perfeita para as salas de estar em plano aberto, oferecendo portas de correr ocultas que desaparecem num pequeno espaço

Ler mais [+]
Inscrever-se para receber notificações
Você se inscreveu para receber as notificações
Você bloqueou notificações
Clique para subscrever notificações
Obrigado por se inscrever!
Você se inscreveu para receber as notificações
Você não receberá notificações novamente
Gerenciar notificações de sites
ASSINAR
NÃO ASSINAR
Desbloquear notificações
Siga estas instruções para permitir notificações: