Conselhos para desenhar uma cozinha prática e funcional

A cozinha é a alma de qualquer lar e é naquele que mais tempo passamos quando estamos em casa. Cozinhar, tomar o pequeno almoço, almoçar, jantar… e até mesmo o centro de qualquer reunião com familiares e amigos. Por essa razão, saber como desenhar uma cozinha que seja prática e funcional resulta fundamental para conseguir a satisfação dos seus clientes.

Na Emuca queremos ajudar-lhe a consegui-lo, pelo que, a seguir, vamos a dar-lhe uma série de conselhos que irão resultar-lhe de muitíssima ajuda. Adiante! Continue a ler e consiga que os seus clientes tenham exactamente aquilo que necessitam.

Optimização do espaço: imprescindível para desenhar uma cozinha cómoda e funcional

Desenhar uma cozinha que seja completamente funcional deve passar, em primeiro lugar, pela optimização do espaço. Temos de ter muito claro o espaço disponível e estudar detalhadamente qual é a melhor distribuição possível para poder disfrutar de toda a assoalhada com todo o conforto.

Aproveitar ao máximo os metros quadrados dos que se dispõem, é a chave para que a vida que se levar a cabo na cozinha permita realizar todas as tarefas previstas, já seja cozinhar, armazenar ou comer confortavelmente.

Por isso, temos de estudar detalhadamente onde devem ir posicionados os módulos, as placas ou fogões, os electrodomésticos, as instalações de água, luz e gás, os esgotos… E, uma vez esteja clara a distribuição, modificar ou deitar abaixo as paredes que forem necessárias.

O espaço de armazenamento na ordem do dia no desenho de cozinhas

A capacidade de armazenamento é um dos factores mais importantes a ter em conta e que, sem lugar a dúvidas, costuma provocar grandes dúvidas no desenho da cozinha.  Com o passar do tempo as necessidades de cada lar vão-se modificando e, evidentemente, as das cozinhas também. Aparecem no mercado novos produtos, utensílios, mecanismos ou máquinas para cozinhar que vão ocupando mais espaço, razão pela qual quando formos realizar as obras de reabilitação, estes são aspectos que devemos ter em conta.

Temos de instalar módulos, gavetas, separadores e lugares de trabalho que permitam encontrar os utensílios com facilidade e, que além disso, fiquem bem guardados e arrumados para a seguinte ocasião na qual precisemos utiliza-los.  Para tal, os módulos de canto, móveis que não cheguem até ao tecto para permitir guardar mais elementos por cima, móveis de colunas… são recursos ideais.

A importância dos acessórios interiores para móveis

Uma cozinha funcional deve contar, também, com acessórios interiores que possam ser instalados no seu mobiliário. Para tal, o uso de elementos que permitam o armazenamento vertical, irá facilitar a optimização do espaço e ajudar a manter uma boa organização em cada módulo.

Através de ganchos, porta-copos, separadores… podem ser armazenados muitos mais utensílios que permitam que o trabalho nas cozinhas resulte mais fácil, prático e agradável.

Consiga uma boa iluminação

Outro elemento imprescindível a ter em conta na hora de desenhar uma cozinha é a iluminação. Fundamental e completamente necessária. A localização dos diferentes pontos de luz das cozinhas dependerá de muitos factores que temos de ter em conta e de avaliar detalhadamente.

Os metros quadrados disponíveis, a luz natural e o lugar por onde entra, as zonas de trabalho que mais se queiram iluminar, o posicionamento do resto de mobiliário, as cores dos elementos introduzidos… Deste modo, poderemos desenhar a instalação de todas as luzes necessárias em cada lugar para garantir que os clientes possam disfrutar de uma boa iluminação que lhes permita desenvolver todas as suas tarefas de um modo prático, útil, seguro e cómodo.

Pode-se optar pela iluminação focalizada nas zonas de trabalho, eliminando assim as sombras, instalando, por exemplo, luzes LED. Instalar pontos de sistemas de iluminação LED em zonas concretas para criar um ambiente mais funcional, como nas prateleiras, vitrines ou gavetas também é uma solução ideal.

A iluminação indirecta pode ser uma opção igualmente válida dado que cria uma luz de ambiente geral em toda a cozinha, mas fica oculta no tecto ou por cima dos móveis.

Os “must have” em toda cozinha: ferragens e dobradiças

A qualidade em todos os materiais que se utilizem ao desenhar uma cozinha funcional deve passar, sem qualquer dúvida, por selecionar os melhores elementos e materiais disponíveis. Para tal efeito, na Emuca pomos à sua disposição uma ampla variedade de ferragens e dobradiças para que você possa conseguir os melhores resultados nos seus projetos e que, desta forma, os seus clientes fiquem completamente satisfeitos com o seu trabalho. Todos os elementos que você inclua devem ser fáceis de utilizar, resistentes e igualmente fáceis de limpar. E de garantir, além disso, que o seu funcionamento seja justamente o esperado.

Nueva llamada a la acción

As gavetas, por exemplo, devem permitir uma alta capacidade de armazenamento, facilidade de abertura e fecho, assim como também de garantir que os possíveis golpes sejam o mais silenciosos e cuidadosos possível. Com a ajuda das dobradiças consegue-se, também, que a vida útil dos móveis seja muito mais longa e portanto as ferragens que se utilizem devem permitir que, além de esteticamente, o seu uso funcional seja o adequado.

Não hesite mais! Siga os nossos conselhos sobre como desenhar uma cozinha e faça com que os seus projetos triunfem. Na Emuca facilitar-lhe-emos todos os materiais que precisar para que o resultado seja muito mais do que excelente.

Você gostou? Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagem Relacionada

Concepta3

O sistema Concepta3 é a solução perfeita para as salas de estar em plano aberto, oferecendo portas de correr ocultas que desaparecem num pequeno espaço

Ler mais [+]
Inscrever-se para receber notificações
Você se inscreveu para receber as notificações
Você bloqueou notificações
Clique para subscrever notificações
Obrigado por se inscrever!
Você se inscreveu para receber as notificações
Você não receberá notificações novamente
Gerenciar notificações de sites
ASSINAR
NÃO ASSINAR
Desbloquear notificações
Siga estas instruções para permitir notificações: