Como encaixar correctamente as dobradiças

A instalação correcta de dobradiças numa peça de mobiliário ou portas é essencial para uma função e durabilidade ideais. Caso contrário, pode avariar-se rapidamente e até causar danos na porta ou peça de mobiliário. É por isso que hoje vamos explicar passo a passo como encaixar correctamente as dobradiças, quer sejam dobradiças de livro ou dobradiças de copo. Se as dobradiças forem instaladas correctamente, as portas terão um desempenho óptimo, melhorando o seu isolamento térmico e sonoro, bem como proporcionando uma maior segurança. Outra razão pela qual as dobradiças devem ser instaladas de uma forma específica é que reduz a manutenção e lubrificação necessárias. Dada a importância de as dobradiças estarem correctamente posicionadas, dar-lhe-emos os passos um a um, para o fazer correctamente. Com os tutoriais Emuca, você será capaz de o fazer de forma fácil e eficiente.
Nueva llamada a la acción
Como encaixar correctamente as dobradiças: passos para instalar dobradiças de livros A dobradiça do livro é a mais fácil de instalar devido ao seu design simplificado. O mais essencial neste processo é tomar as medidas correctas, tendo cuidado com as marcações e nivelamentos.

Executar marcações

Este tipo de dobradiça requer um processo chamado mortising (mortificação). Consiste em abrir um espaço na borda da porta para que a dobradiça seja inserida e não sobressaia. Se os painéis não o tiverem, é necessário estabelecer as marcações. Para o fazer, coloque a dobradiça na borda, certificando-se de que o eixo está posicionado na borda. Depois marque a borda da dobradiça com um lápis. Este passo é essencial para saber como posicionar as dobradiças correctamente depois.

Como fazer o cajeado

Um cinzel e um martelo, de preferência um martelo de borracha, são necessários para a mortificação. O cinzel é usado para marcar todas as arestas previamente marcadas antes de começar a cortar o painel de forma áspera. Isto é para evitar que a madeira se desfaça durante o processo. Uma vez contornado, o cinzel é usado para fazer cortes na superfície interior, para onde a dobradiça irá. Isto deve ser feito até que a dobradiça esteja nivelada com a madeira.

Ajustar a dobradiça

Quando as duas dobradiças estiverem prontas, elas devem ser posicionadas de modo a poderem ser cuidadosamente aparafusadas no seu lugar. O problema é que se isto não for feito de forma lenta e cuidadosa, a madeira pode fragmentar-se. Assegure-se de que as duas dobradiças estão alinhadas uma com a outra e equidistantes para um melhor acabamento. Certifique-se também de que os parafusos estão correctos e de cabeça plana.

Repita o processo

Neste momento, é apenas necessário repetir o processo de instalação, mas no painel do mobiliário ou noutra porta. Neste caso, terá também de fazer o recesso.

Como encaixar correctamente as dobradiças: instalar dobradiças de copo

As dobradiças de copo são mais complexas de instalar, uma vez que requerem fresagem e um nível de precisão mais elevado para as posicionar correctamente. No entanto, se seguir estes passos cuidadosamente, irá alcançar excelentes resultados. Nós dizemos-lhe como encaixar correctamente as dobradiças.

Escolhendo a dobradiça certa

Como ponto de partida, é crucial que você escolha as dobradiças certas para a sua instalação, pois elas vêm em ângulos, tipos e tamanhos diferentes. Felizmente, temos um artigo onde explicamos em detalhe os tipos de dobradiças de copo e os seus usos.

Perfuração no quadro

Dependendo do tipo de dobradiça, as dimensões podem variar. Portanto, deve consultar especificamente os detalhes associados com a dobradiça que está a usar. Depois de consultar e marcar onde o furo deve estar, você deve usar um soco para fazer um furo que servirá como guia para a fresadora. Com muito cuidado, proceda à perfuração da tábua com a fresadora, lentamente para não furar a tábua por engano.

Como encaixar dobradiças: fixação da dobradiça

Para fixar a dobradiça, só é necessário inseri-la no orifício e com a ajuda de um quadrado orientá-la para que a sua direcção seja perpendicular e o ajuste seja ideal. Depois enrosque-a no lugar.

Adaptar a dobradiça ao mobiliário

Para instalar a porta no mobiliário, é necessário colocá-la na posição correcta e alinhá-la, e depois marcar com um lápis onde devem ser instalados os parafusos. Os guias devem ser feitos com um soco para facilitar a instalação e para uma maior precisão. Finalmente, as dobradiças são fixadas aos móveis com os parafusos. Este processo é repetido até que todas as dobradiças estejam no lugar e o processo esteja terminado.

Como encaixar dobradiças: conclusão

As dobradiças mencionadas nestes dois processos podem ser encontradas no nosso catálogo com uma vasta gama de opções e modelos para cada situação. Os em forma de copo são muito especiais, porque oferecem um acabamento limpo mesmo em contextos complexos, por exemplo, quando instalados em ambos os lados do mesmo painel, graças aos seus ângulos. Temos também dobradiças para vidro, prateleiras de abertura vertical e ocasiões especiais onde a delicadeza e a discrição são os aspectos mais importantes. Agora que sabe como encaixar dobradiças, escolha as que melhor se adaptam ao seu projecto!

Você gostou? Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagem Relacionada

Concepta3

O sistema Concepta3 é a solução perfeita para as salas de estar em plano aberto, oferecendo portas de correr ocultas que desaparecem num pequeno espaço

Ler mais [+]
Inscrever-se para receber notificações
Você se inscreveu para receber as notificações
Você bloqueou notificações
Clique para subscrever notificações
Obrigado por se inscrever!
Você se inscreveu para receber as notificações
Você não receberá notificações novamente
Gerenciar notificações de sites
ASSINAR
NÃO ASSINAR
Desbloquear notificações
Siga estas instruções para permitir notificações: