Emuca

Qualidade e conforto na cozinha. Que tipos de portas para armários me convêm?

Escolher as portas dos armários será, talvez, das decisões mais complicadas ao fazer uma remodelação. Apesar de à primeira vista este parecer um tema de relevância menor, serão estes elementos a definir o estilo do espaço e a decoração que nele será colocada.

Da mesma forma, o design não é o único fator a ter em consideração, a funcionalidade é o fundamental ao escolher que tipo de porta instalar nos móveis da sua cozinha. Uma escolha adequada será garantia de mobiliário durável e resistente.

O mobiliário de cozinha é o mais propenso a sofrer desgaste em virtude de flutuações de temperatura, doa utilização diária e da humidade ambiente, motivo pelo qual é importante escolher bem. Na Emuca, sabemos, e queremos ajudar na sua decisão. Fique connosco e descubra que tipo de portas de armário são as ideais para si.

Portas de armário de cozinha: como escolher?

Existe no mercado uma grande variedade de materiais para o fabrico de portas para armários de cozinha, sejam laminadas, estratificadas, lacadas, folheadas ou de outro tipo. Estes são os mais utilizados:

Portas laminadas

O material mais comum para o fabrico de portas para móveis de cozinha, em consequência da sua durabilidade e resistência. O laminado é ideal para cozinhas que terão muito uso por ser fácil de limpar e resistente a riscos.

Este material consiste em madeira comprimida com resina, coberta de capas decorativas com diferentes cores, texturas e acabamentos. São portas para armários de cozinha muito versáteis.

Portas estratificadas

As portas estratificadas são uma das opções mais económicas e consistem em placas de aglomerado recobertas de lâminas estratificadas.

Isto torna-as difíceis de riscar e muito resistentes a impactos e ao desgaste, ao contrário das laminadas. No entanto, este é um material mais poroso, logo mais difícil de limpar.

Estas portas ligam muito bem com decorações em estilo moderno, dado que permitem acabamentos brilhantes ou mate e são compatíveis com sistemas de fecho automático.

Nueva llamada a la acción

Portas de vidro

Se aquilo que deseja é uma cozinha imaculada, de acabamentos minimalistas, o vidro será a opção ideal. Estas portas contam com uma estrutura de alumínio, sobre a qual é colocado o vidro lacado, proporcionando um acabamento de cor sólida, brilhante ou mate, conforme o gosto do utilizador.

Este é um material resistente à água e ao calor, que pode ser fabricado em qualquer das cores da escala Pantone e personalizado com serigrafia.

Este tipo de portas para armários de cozinha oferecem um acabamento muito parecido com o lacado, com a diferença de a sua manutenção ser muito mais simples. Por outro lado, esta também é das opções mais dispendiosas.

Portas lacadas para armários

Este material para portas de armários de cozinha destaca-se por ser personalizável ao gosto de cada um. Estas portas podem ser fabricadas na cor que o utilizador desejar, permitindo assim criar espaços completamente integrados ou contrastes muito apelativos.

São fabricadas a partir de MDF, material pouco sensível à humidade, ao qual são aplicadas várias camadas de tinta de poliéster, com acabamento em acrílico ou poliuretano, dependendo se o efeito final pretendido ser brilhante, mate ou texturizado.

Portas de aço para armários

Nas cozinhas profissionais, o mais conveniente é que as portas dos móveis sejam feitas de aço, uma vez que este é o material mais higiénico de todos, devido à facilidade com que pode ser limpo. porém, este também é um material mais propenso a riscos e cuja adoção pressupõe um maior investimento inicial, isto apesar de o seu preço poder ver-se reduzido quando em combinação com outros materiais.

Portas de madeira maciça

As portas de madeira maciça são as que melhor envelhecem, por serem muito resistentes ao passar dos ano. A juntar a isto, este material pode ser combinado com outros, permitindo estilos e contrastes muito pessoais, que transmitem à cozinha um toque muito bonito.

Apesar de este ser o material mais caro de todos, vale, definitivamente, a pena, uma vez que estes são sempre móveis de alta qualidade, muito resistentes.

Portas para armários: outros aspetos a ter em conta

Em jeito de conclusão, além do material de que as portas para os seus armários são feitas, será também necessário ter em conta alguns detalhes que marcarão a diferença numa cozinha confortável e de qualidade, como por exemplo a execução dos bordos, um aspeto em que pouco se repara, mas que é muito importante.

Da mesma forma, também as dobradiças, as corrediças da gavetas e os puxadores são peças fundamentais para a funcionalidade do mobiliário de cozinha.

Anda a pensar em renovar o mobiliário da sua? Não hesite em dar uma vista de olhos ao catálogo digital da Emuca, onde irá encontrar tudo aquilo de que necessita para fazer do seu projeto um grande sucesso: materiais de alta qualidade que definirão o antes e o depois da sua cozinha.

Você gostou? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Postagem Relacionada

Inscrever-se para receber notificações
Você se inscreveu para receber as notificações
Você bloqueou notificações
Clique para subscrever notificações
Obrigado por se inscrever!
Você se inscreveu para receber as notificações
Você não receberá notificações novamente
Gerenciar notificações de sites
ASSINAR
NÃO ASSINAR
Desbloquear notificações
Siga estas instruções para permitir notificações: