Progresso no caminho para a sustentabilidade

A EMUCA, na sua busca contínua de excelência, teve durante anos muito em mente a sustentabilidade como um conceito sobre o qual estabelecer as suas fundações como empresa. Inicialmente, foi assumido um compromisso com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, começando a centrar-se no SDG 3 (Saúde e Bem-Estar), 5 (Igualdade de Género), 7 (Energia Acessível e Limpa), 8 (Trabalho Digno e Crescimento Económico), 9 (Indústria, Inovação e Infra-estruturas) e 12 (Produção e Consumo Responsável), mas dentro da realidade actual, tanto em termos do ambiente como da necessidade de crescer de forma responsável, surgiu a necessidade de agir de uma forma mais intensa e contínua.
Por este motivo, em 2022, começámos a consolidar o chamado Rumo à Sustentabilidade da Emuca, através da implementação de recursos internos e externos, destinados a dar forma a um projecto com um objectivo claro a médio e longo prazo: fazer da EMUCA uma referência para os seus intervenientes em termos de protecção ambiental, a procura da igualdade social e de género e o consumo e produção responsáveis. Não é um caminho simples, nem rápido, mas cada volta ajudará a reforçar o compromisso e a tentar fazer com que esta mensagem permeie o comprimento e a amplitude da organização. Com a colaboração da empresa de consultoria especializada DAINE Ambiental, a área de Qualidade da EMUCA estabeleceu um plano com os seguintes marcos:  
  1. Diagnóstico do estado actual da sustentabilidade da organização: foi necessário destacar todo o trabalho realizado pela EMUCA até à data em termos de sustentabilidade e dar-lhe a visibilidade e a importância que requeria. Do mesmo modo, para tentar ver as oportunidades de melhoria que se abriam uma vez iniciada a viagem.
  2. Estudo de mercado da sustentabilidade dos intervenientes da EMUCA: através de uma análise do sector, concorrentes e clientes, bem como de regulamentos gerais sobre questões ambientais, sociais e de governação, foi crucial poder identificar onde se encontram estes pontos focais e necessidades, bem como o seu calendário.
  3. A materialidade da sustentabilidade da EMUCA: aumentar os objectivos da EMUCA desde os 6 iniciais já mencionados, para representar, tanto em quantidade como em qualidade, os GDS sobre os quais a EMUCA precisava de trabalhar, tanto devido ao impacto sobre estas matérias como devido às dependências que estas questões sugeriam. Um novo compromisso foi, portanto, alcançado ao acrescentar as ODS 1 (End Poverty), 4 (Educação de Qualidade), 13 (Acção Climática), 16 (Paz, Justiça e Instituições Fortes) e 17 (Parceria para Alcançar os Objectivos) às ODS.
  4. Estudo dos processos internos: A necessidade do DAINE ambiental de analisar a organização a partir do exterior ajudou a EMUCA a identificar, com a visão e missão da sustentabilidade em mente, muitos dos processos que podem agora tornar-se críticos.
  5. Cálculo da Pegada de Carbono: A EMUCA calculou a sua pegada de carbono nos âmbitos 1 e 2 para o ano 2021, estabelecendo assim a linha de base sobre a qual realizar uma série de medições anuais que permitirão a realização de acções de descarbonização mais ajustadas e calibradas. Por outro lado, foi estabelecido como objectivo aumentar o âmbito desta pegada, embora não abranja todo o âmbito 3 a curto prazo, acrescentando alguns dos processos que pertencem à cadeia de valor da organização e que são vitais em termos dos seus impactos e dependências ambientais e de alterações climáticas, tais como os processos logísticos.
6. Concepção e implementação de um scorecard de indicadores de sustentabilidade: específico para esta área e orientado para os 11 ODS da nova materialidade estabelecida. Este scorecard, com periodicidade assimétrica (trimestral, semestral e anual), permitirá conhecer a evolução da EMUCA em matéria ambiental, de igualdade social e de governação ao longo do tempo, compará-los ao longo dos períodos de medição e assim poder estabelecer planos de acção melhores, mais ajustados e eficientes. 7. Estabelecimento de um plano de acção para o ano 2023: com base no estudo do mercado da sustentabilidade e no estudo do processo, está a ser estabelecida uma série de acções específicas que permitirão à EMUCA não só manter o seu compromisso com a sustentabilidade, mas também melhorar o seu desempenho e alcançar a excelência que é o leitmotiv do seu negócio. 8. Melhoria do plano de comunicação da sustentabilidade: através do planeamento estratégico, orientado tanto interna como externamente, EMUCA considera necessário divulgar o quê, como e quando das acções levadas a cabo nesta área. Por outro lado, a necessidade de sensibilização de todos os funcionários, para que se sintam parte do processo e apoiem a organização na realização dos seus objectivos. Em suma, isto é apenas o início de um caminho lento e lento, mas sem descanso, no qual a EMUCA coloca todo o seu esforço e recursos disponíveis para poder juntar-se ao comboio das empresas pioneiras e benchmarks no triplo impacto: ambiental, social e económico.
Nueva llamada a la acción

Você gostou? Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagem Relacionada

Concepta3

O sistema Concepta3 é a solução perfeita para as salas de estar em plano aberto, oferecendo portas de correr ocultas que desaparecem num pequeno espaço

Ler mais [+]
Inscrever-se para receber notificações
Você se inscreveu para receber as notificações
Você bloqueou notificações
Clique para subscrever notificações
Obrigado por se inscrever!
Você se inscreveu para receber as notificações
Você não receberá notificações novamente
Gerenciar notificações de sites
ASSINAR
NÃO ASSINAR
Desbloquear notificações
Siga estas instruções para permitir notificações: