Back to top
Loading…
emuca - vida en los muebles

Vai ser eliminado este carrinho de compras ¿Tem a certeza?

Acedendo à área privada Emuca - Vida en los muebles

Forum técnico

Queremos tirar as principais dúvidas técnicas que possam surgir acerca do funcionamento dos nossos produtos e dos passos e processos necessários para a sua montagem.

Portas e complementos para móveis, roupeiros e closets

Acessórios de roupeiro

O espaço que existe entre a ilharga do módulo e o perfil que suporta as corrediças (estrutura extraível) dos acessórios para interior de roupeiro ou closet da gama Moka é de 9 mm.

¿Qual é o espaço que existe entre a ilharga do módulo e o perfil que suporta as corrediças (estrutura extraível) dos acessórios para o interior de roupeiro ou closet da gama Moka?

Sim, apenas temos de respeitar a profundidade mínima de instalação das corrediças Moka e realizar a montagem juntamente com os clips que se fornecem com as mesmas. 

No seguinte vídeo mostra-se como se monta de uma forma simples o varão basculante Hang Moka.

O distanciador lateral do nivelador rebatível Hang serve para aumentar a distância entre o nivelador e a ilharga do módulo, evitando desta forma os braços das dobradiças. Graças a dito distanciador você poderá montar, no seu roupeiro de portas de abrir (com dobradiças), o sistema Hang totalmente integrado.

No seguinte vídeo mostra-se como se monta de uma forma simples o porta gravatas lateral extraível Moka.

No seguinte vídeo mostra-se como se monta de uma forma simples o cabide extraível Moka.

No seguinte vídeo mostra-se como se monta de uma forma simples o espelho extraível Moka.

O espelho Moka monta-se no lateral de um módulo e necessita da uma largura mínima de 225 mm para que o espelho seja extraível e giratório.

No seguinte vídeo mostra-se como se monta de uma forma simples o porta-calças extraível Moka.

Sim, o porta-calças Moka está disponível em dois modelos para a sua montagem tanto no lado direito como no lado esquerdo do roupeiro, sendo que para tal efeito existem códigos diferentes. Completamos assim desta forma as diversas opções para o equipamento e uma melhor distribuição e organização dos seus roupeiros ou closets.

No seguinte vídeo mostra-se como se monta de uma forma simples o sapateira extraível Moka.

Sim, sé temos de cortar os perfis transversais da estrutura com corrediça Keeper com um corte recto. Desta forma poderá sempre conseguir uma largura interior do módulo inferior a 555 mm.

Mas depois disso deveremos sempre ter em conta a nova medida da estrutura para adicionar os diferentes acessórios como cestos, gavetões ou varetas porta-calças.

Sim, o novo porta-calças da gama Self destaca pela sua instalação realmente simples e pelo facto de podermos mudar facilmente de mão. Para alterar a posição do porta-calças basta apenas com desaparafusar o corpo central e separa-lo das corrediças para mudar o lado, além de desaparafusar igualmente o puxador cilíndrico e de voltar a coloca-lo no lado oposto.

O referido porta-calças possui umas corrediças de rolamentos de extracção total de 37 mm com um deslizamento suave e um puxador para extrair dito mecanismo do móvel onde estiver instalado. Está igualmente equipado com onze varetas fabricadas em aço cromado que possuem também uma pequenas borrachas antideslizantes para poder pendurar as calças sem estas caírem ao escorregar.

¿Pode-se montar o novo porta-calças da gama Self virado para a direita (mão direita) e virado para a esquerda (mão esquerda)?

De acordo com a norma ISO: 7170:2005 o suporte para varão de roupeiro de secção circular (varão tubular redondo) pode aguentar um peso máximo de 40 kg/metro uniformemente repartidos.

O suporte de estante para ranhura de passo 32 mm dispõe de dois furos passantes, que permitem o acesso através de um parafuso e uma ferramenta manual. Isto permite fixar o painel se assim o precisar ou requerer, especialmente em montagens com estantes contínuas muito compridas.

Perfis e portas

A escolha do sistema de abertura das portas, é um ponto chave na concepção e desenho de um roupeiro e na qual se devem ter em conta factores como: funcionalidade, facilidade e continuidade de uso (tipo de utilização), aproveitamento do espaço, além de evidentemente a estética do mesmo. Na Emuca, oferecemos as melhores soluções técnicas para a indústria do mobiliário.

Os principais sistemas de abertura de portas de roupeiros são:

- Roupeiro com portas de abrir de dobradiças. Ver família 1.
É o sistema mais habitual e clássico. O seu sistema de dobradiças permite abrir folhas ou painéis dos mais diversos tamanhos e com diferentes graus de abertura (até 180º) e a sua abertura é rápida e simples, se bem que também é verdade que é o sistema que mais espaço ocupa pois precisa de muito espaço para abrir as portas e poder aceder ao seu interior. Se não dispusermos de um grande espaço, é muito provável que este não seja o melhor sistema para a sua escolha. No entanto, se o seu roupeiro vai ter um uso muito intensivo, é um facto importante saber que as portas de abrir com dobradiças com o tempo resultam muito mais práticas do que outros sistemas.

- Roupeiro com abertura de correr. Ver família 7.
São apropriados tanto para móveis de grandes dimensões como para pequenos e nos quais não queremos que incomodem ao abri-los. Sempre fica uma metade do móvel fechada, mas resulta francamente ideal para espaços reduzidos. Dentro deste sistema encontramos as portas de correr interiores (inseridas e que correm na própria estrutura do móvel) e exteriores (que correm por fora do móvel e ocultando totalmente o roupeiro), podendo ambos ser instalados encastrados no nicho disponível na parede ou num qualquer espaço exterior encostado à mesma. Em qualquer caso, os nossos roupeiros de correr vêm equipados com calhas duplas nas quais correm sistemas com rodas e rodízios.

¿Que tipo de porta devo escolher para o meu roupeiro?

De uma forma geral, no nosso catálogo existem duas formas de venda para os artículos compridos (perfis, calhas, barras, etc.):

Venda em pacotes (embalagens standard): Para tal efeito dispomos de perfis cortados numa medida standard determinada (por exemplo 3 m, 2.6m, 2.7m, 4m) e já embalados na quantidade total de perfis indicada em metros no catálogo (por exemplo embalagem de 24 m, 40m, etc.). Estas referências são de entrega imediata pois dispomos de stock e podem ser geridas como qualquer artigo através do nosso sistema B2B.

Venda à medida (cortado à medida que desejar dentro das limitações de medida determinadas de cada artigo, e sempre inferior a 4m, que é a medida máxima contratada com a transportadora): Para este efeito dispomos de perfis em embalagem industrial (por exemplo embalagem m) e desta forma os nossos clientes podem solicitar os perfis numa medida determinada. Sendo a medida máxima de corte a pedir o comprimento da barra indicada com L (por exemplo 3 m).

Esta forma de venda leva implícita uma gestão adicional, de abertura de códigos, manuseamento, corte e embalagem personalizada, assim como um prazo de entrega adicional extra a partir da data da sua encomenda.

Ditos produtos podem ser solicitados através do nosso sistema B2B, se bem que a correcta valoração da encomenda (preço final) ficará obviamente pendente até que o Serviço de Atenção ao Cliente (SAC) se ponha em contacto com o cliente para definir a medida exacta, a quantidade de perfis solicitados e o prazo de entrega

¿O que é que significam os códigos com embalagem a metros que existem em muitos dos produtos lineares (compridos) vendidos em perfis, calhas ou barras? ¿Qual é a diferença entre eles? ¿Qual devo escolher?

Ao fabricar um roupeiro com um sistema de portas de correr é necessário montar perfis puxadores para a sua abertura e fecho. No catálogo da Emuca existem diferentes modelos fabricados em alumínio ou aço.

Dependendo do sistema de portas de correr que escolhamos poderemos usar uns perfis puxadores ou outros, consoante a sua geometria. Na seguinte tabela poderá encontrar a compatibilidade que existe ente os diferentes sistemas de portas de correr e os seus correspondentes perfis puxadores.

ü Compatível e idóneo.

-  Compatível mas não idóneo.

x  Não compatível.

¿Que perfis puxadores posso montar com os diferentes sistemas de portas de correr para roupeiro que existem no catálogo da Emuca?

No seguinte vídeo mostra-se como se monta o referido sistema de portas de correr para roupeiro.

Consoante o número de portas que configuram o seu roupeiro poderá escolher diferentes tipos de perfis verticais Free (A, B ou C) de alumínio, obtendo combinações diferentes de porta.

  • Tipo A. Porta central utilizada na composição de roupeiros de três portas. Realizada com dois perfis puxadores.
  • Tipo B. Porta exterior utilizada na composição de roupeiros de dois ou quatro portas. Realizada com um perfil puxador e um perfil puxador tampa.
  • Tipo C. Porta interior utilizada na composição de roupeiros de dois ou quatro portas. Realizada com um perfil vertical e um perfil puxador.

 

¿Que tipo de perfis verticais Free de alumínio devo escolher consoante o número de portas do meu roupeiro? ¿O que significa porta Free de tipo A, B ou C?

Podem-se eliminar ou dissimular de diferentes maneiras consoante o tipo de mancha ou nódoa.

Pequenos riscos pretos podem ser eliminados simplesmente esfregando com uma borracha de lápis.

Para pequenos riscos brilhantes basta com esfregar a zona com um esfregão (tipo scocht brite) molhado ou ensopado em álcool de queimar.

E para as pequenas marcas circulares brancas poderá esfregar a zona com um esfregão ou pano com vaselina ou alguma substância gordurosa.

O cálculo da fita adesiva necessária que deve ser usada para garantir uma correcta fixação do vidro, vem definido ou indicado pelo tamanho da porta desenhada. Para facilitar esta tarefa dispomos de uma simples tabela ou folha de cálculo.

¿Que quantidade de fita adesiva devo colocar no mínimo para garantir uma correcta fixação do vidro nos perfis de alumínio que o usam (Plus 14 – 15 - 17)?

Documentos:

Descarregar

A fita adesiva de dupla face Cod. 6000215 é uma fita de espuma acrílica de cor branca de tamanho 33x19mm com uma espessura de 0,64mm. Dita fita possui um adesivo acrílico que oferece uma excelente aderência em variados acabamentos e acrílicos plastificados. É ainda igualmente resistente a dissolventes, a temperaturas extremas e a raios U.V., pelo que resulta indicada para numerosas aplicações tanto de uso interior como exterior.

No documento em anexo podem-se observar mais em pormenor as características técnicas desta fita adesiva de dupla face Cod. 6000215.

No seguinte esboço mostra-se o pormenor da mecanização que se necessita efectuar nas portas de alumínio para poder utilizar o sistema de correr Aluroller 2.

¿Qual é a mecanização que preciso efectuar nas portas de alumínio para poder utilizar o sistema de correr Aluroller 2?

No seguinte esboço mostra-se mais em pormenor a mecanização que é necessário efectuar para o esquadro dos perfis de alumínio Plus 4-4E-11-16-18.

¿Qual é a mecanização que necessito efectuar para o esquadro dos perfis de alumínio Plus 4-4E-11-16-18?

No seguinte esboço mostra-se mais em pormenor a mecanização que é necessário efectuar para o esquadro dos perfis de alumínio Plus 14.

¿Qual é a mecanização que necessito efectuar para o esquadro dos perfis de alumínio Plus 14?

No seguinte esboço mostra-se mais em pormenor a mecanização que é necessário efectuar para o esquadro dos perfis de alumínio Plus 15.

¿Qual é a mecanização que necessito efectuar para o esquadro dos perfis de alumínio Plus 15?

No seguinte esboço mostra-se mais em pormenor a mecanização que é necessário efectuar para o esquadro dos perfis de alumínio Plus 17.

¿Qual é a mecanização que necessito efectuar para o esquadro dos perfis de alumínio Plus 17?

No seguinte esboço mostra-se mais em pormenor a mecanização que é necessário efectuar para o esquadro dos perfis de alumínio Plus 7.

¿ Qual é a mecanização que necessito efectuar para o esquadro dos perfis de alumínio Plus 7?
Caixa de correio de preguntas

Você não pode encontrar a informação que você precisa? Levanta suas questões técnicas sobre nossos produtos e nosso departamento técnico vai resolver.