Tendências do sector de ferragens e bricolage para modernizar o seu negócio

modernizar negocio

O sector das ferragens e do bricolage está à muitos anos a usufruir de uma boa saúde:  as vendas crescem em média 5% por ano, o comércio online toma cada vez mais protagonismo neste sector e, em geral, os consumidores mostram preferência pelos produtos de uma maior qualidade.

 

Não obstante, ainda fica muito por fazer no campo da digitalização das lojas de ferragens e do comércio do bricolage, sendo necessário analisar em maior profundidade o conceito de transformação digital para poder dar o grande salto que permita modernizar o seu negócio da loja de ferragens e o bricolage tradicionais. Na Emuca, queremos ensinar-lhe algumas das tendências e chaves para modernizar o seu negócio e aumentar as suas vendas.

Tendências em modernização do sector

Os especialistas consideram que o futuro mais imediato do sector das ferragens e do bricolage estará determinado por 4 grandes tendências e que as empresas com maior capacidade de assertividade para incorporá-las nas estratégias comerciais e operacionais das suas lojas e marcas serão aquelas que acabarão por liderar o mercado:

 

  1. Aumento das vendas dos produtos mais caros e profissionais. Desde há já algum tempo, as análises de vendas de artigos de ferragens e bricolage estão a constatar um movimento em direcção a determinados nichos de elevado valor, que tende a acentuar-se cada vez mais. Ou seja, os consumidores estão a escolher cada vez mais produtos de elevada qualidade, mesmo que sejam mais caros, muitos deles de linha profissional. Em parte, esta procura e pesquisa da qualidade explica-se pelo maior valor que muitas pessoas estão a dar ao seu lar e ao desejo de realizar remodelações de qualidade e cuidar os detalhes nestes tempos em que a emergência sanitária nos obriga a permanecer muitas mais horas em casa.
  2. Integração do canal online e offline. As vendas através da internet e em lojas físicas estão obrigadas a entenderem-se, agindo de maneira complementária, sem se fazerem concorrência nem canibalizando as vendas. Para que os canais online e offline convivam em harmonia, é fundamental pôr em funcionamento estratégias de integração e colaboração entre lojas físicas e o seu canal offline, onde os comerciais devem reforçar o seu papel de assessores e prescritores.
  3. Inovação digital dos produtos. O desenvolvimento da tecnologia 5g e a denominada internet das coisas, está a acelerar a digitalização de muitos artigos de ferragens e ferramentas de bricolage, que poderão vir a ser manuseadas e controladas de forma remota com o nosso smartphone ou tablet.
  4. Impõe-se a reciclagem e o cuidado do meio ambiente. A consciencialização acerca da importância de utilizar materiais reciclados e sistemas de produção sustentáveis e respeitosos com o meio ambiente está a começar a fazer-se sentir nas estratégias das empresas do sector. Por isso, os fabricantes vão ter de apostar por materiais recicláveis e energias verdes e renováveis para poder cumprir com as diretrizes e normas europeias e as exigências dos próprios consumidores.

 

 A digitalização nas lojas de ferragens e centros de bricolage

Para poder subir-se ao comboio da inovação e das novas tendências em ferragens e bricolage, as marcas, lojas e centros comerciais devem pôr em funcionamento estratégias firmes de vendas online, fundamentadas em promoções em redes sociais, como Instagram, Facebook ou Pinterest, assim como em campanhas de marketing de conteúdos em sites e blogs onde possam dar a conhecer os seus produtos de um modo não intrusivo e com um carácter divulgativo e informativo.

Além disso, é igualmente muito importante, e ao mesmo tempo um desafio para as empresas, entender a digitalização não só como campanhas de vendas online em sites e redes sociais, mas também como uma transformação completa e integral que abranja todos os processos, tanto administrativos, como de produção.

Nueva llamada a la acción

Conselhos para modernizar a sua loja de ferragens e aumentar vendas

Aqui mostramos-lhe uma das nossas selecções de conselhos que lhe podem ajudar a aumentar as vendas em lojas de ferragens da mão da modernização do seu negócio.

  1. Desenvolver estratégias de comunicação em redes sociais, sites e blogs, baseadas em marketing de conteúdos de carácter divulgativo e informativo.
  2. Pôr em funcionamento acções de recomendação a clientes, tanto em loja física como em canais digitais, de produtos complementários aos que já têm, adquiriram ou vão adquirir (cross selling – venda cruzada).
  3. Organizar debates online e demostrações de produtos.
  4. Amenizar a espera paga com acções de vendas directa, como recomendações pessoais ou vídeos promocionais num monitor.
  5. Pôr em funcionamento campanhas de fidelização, em especial online, através do correio electrónico do cliente, oferecendo-lhe promoções, propostas personalizadas, obséquios e produtos de teste.
  6. Tratar de conhecer mais as necessidades do cliente através de inquéritos online e offline.
  7. Organizar cursos de formação virtuais e presenciais sobre produtos ou actividades de bricolage para que o cliente possa tirar o máximo proveito aos seus artigos ou às suas habilidades.

Para terminar, lembre-se que, mesmo que estas recomendações possam ajudar-lhe a conseguir melhores resultados comerciais, a fórmula infalível para o êxito não existe. A melhor receita para triunfar num negócio é a atitude positiva e a inovação. Não hesite mais e ponha em prática estes pequenos conselhos que lhe damos da parte da equipa da Emuca, aumente as vendas do seu negócio connosco!

Você gostou? Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagem Relacionada

Concepta3

O sistema Concepta3 é a solução perfeita para as salas de estar em plano aberto, oferecendo portas de correr ocultas que desaparecem num pequeno espaço

Ler mais [+]
Inscrever-se para receber notificações
Você se inscreveu para receber as notificações
Você bloqueou notificações
Clique para subscrever notificações
Obrigado por se inscrever!
Você se inscreveu para receber as notificações
Você não receberá notificações novamente
Gerenciar notificações de sites
ASSINAR
NÃO ASSINAR
Desbloquear notificações
Siga estas instruções para permitir notificações: