Dobradiças para móveis: como fazer a escolha acertada para sua casa

escolha das dobradiças para os móveis da casa pode ser uma verdadeira odisseia. Se já se viu nesta situação, de certeza que sabe ao que nos referimos, uma vez que a diversidade de tipos e medidas pode ser avassaladora e a quantidade de detalhes, capaz de fazer qualquer um perder-se perante um catálogo. Mas as coisas não são tão difíceis como parecem. Para escolher as suas dobradiças, nada como contar com um guia, e é isso mesmo que lhe trazemos, para que possa escolher as mais indicadas para que as portas dos seus móveis abram de forma perfeita em qualquer situação.

A escolha das dobradiças: o que é uma dobradiça?

Por redundante que possa parecer, achamos que é importante apresentar uma breve definição do que são dobradiças para móveis. Estas dobradiças não são mais que ferragens que não só têm como função permitir a abertura e o fecho de todos os tipos de portas, janelas e similares, mas também a articulação de diversos elementos. É isto o que caracteriza uma dobradiça. No entanto, estas apresentam-se sob uma infinidade de formas, nos mais diversos materiais, cores, acabamentos e demais características que tornam um ou outro modelo o ideal para as suas diferentes aplicações e estilos decorativos.
Nueva llamada a la acción

Tipos de dobradiças

Como acabamos de referir, existem muitos tipos de dobradiças. Para simplificar, vamos dividi-las em função do tipo de mecanismo que possuem e falar das que habitualmente se encontram com maior frequência.

Dobradiças de folha

Estas são as dobradiças mais conhecidas, mas não as mais utilizadas hoje em dia em mobiliário de cozinha. A sua maior vantagem reside na sua simplicidade e facilidade de instalação. Por outro lado, não ficam ocultas, não são ajustáveis nem contam com fecho suave.

Dobradiças ocultas

Este tipo de dobradiças possui como característica especial o facto de serem embutidas, o que faz com que fiquem, em grande medida, ocultas à vista. Esta presença discreta torna-as frequentemente utilizadas em portas pequenas ou de peso reduzido, em móveis decorativos ou de estilo refinado.

Dobradiças para vidro

Se possui portas de vidro, material que não deve ser perfurado, são estas as dobradiças a utilizar. Este tipo de dobradiças consiste numa peça metálica em forma de “U”, na qual o vidro é inserido e mantido no lugar mediante um parafuso com borracha, de modo a não danificar o painel. Esta peça consiste num pivô que é inserido na base para permitir a abertura e o fecho das portas de vidro.

Dobradiças de copo

Hoje em dia, as dobradiças de copo são as mais populares e utilizadas no mobiliário de uso doméstico. Isto sucede em virtude das enormes vantagens que apresentam, que incluem a discrição, ao não serem visíveis no exterior dos móveis. Entre estas, temos a destacar:
  • Possuem fecho automático a determinado ângulo de abertura
  • Podem ser de fecho suave
  • Permitem uma série de ajustes logo após a instalação
  • Encontram-se disponíveis numa variedade de ângulos de abertura, para as mais distintas situações
A sua única desvantagem é a instalação mais complexa, que requer alguma prática. As dobradiças deste tipo são constituídas por duas partes, uma das quais conta com um copo que é essencial para manter a mola da dobradiça quando esta é fechada. As de melamina são as mais recomendadas para todos os tipos de portas em peças de mobiliário doméstico.

Tipos de dobradiças de copo e respetivas utilizações

Se, como nós, pensa que, em circunstâncias normais, as dobradiças de copo são as melhores, está no caminho certo. No entanto, ainda não lhe explicámos para que servem os diferentes ângulos que apresentam, o que será certamente uma surpresa para si. Ao instalar móveis de cozinha, é muito provável que duas gavetas tenham de usar a mesma lateral que o suporte de uma porta, o que poderia ser um problema se não existissem dobradiças curvas.
  • Dobradiças de copo retas: as mais simples, utilizadas quando a porta está inteiramente alinhada com a lateral do móvel, uma vez que a folha ocupará todo o seu espaço quando a porta estiver fechada.
  • Dobradiças de copo com meia-curva: apresentam uma pequena curvatura que permite fixar duas folhas à mesma lateral do painel do móvel, já que o ângulo permite dividir ao meio o espaço oculto.
  • Dobradiças de copo com curva total: para porta embutida à lateral do móvel, uma vez que a sua curvatura permite que esta não cubra a referida lateral.

Medidas a ter em conta

Estas dobradiças também se distinguem pelo diâmetro do copo, que varia em função das diferentes espessuras dos painéis e limites de peso a suportar. Os de 26 mm de diâmetro são indicadas para portas pequenas e ligeiras, com até 15 mm de espessura. Ainda existem menores, mas não são das mais comuns. Regra geral, para portas de armários, são utilizadas dobradiças de 35 mm, existentes em maior diversidade e capazes de suportar mais peso.

A escolha das dobradiças: considerações finais

Existem dobradiças para toda e qualquer situação e não podemos deixar de destacar que o catálogo da Emuca lhe oferece uma grande variedade de modelos distintos. Nele encontrará dobradiças de todas as dimensões, ângulos e materiais, sempre com excelentes acabamentos. E se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar-nos, teremos o maior gosto em dar toda a ajuda necessária!

Você gostou? Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagem Relacionada

Concepta3

O sistema Concepta3 é a solução perfeita para as salas de estar em plano aberto, oferecendo portas de correr ocultas que desaparecem num pequeno espaço

Ler mais [+]
Inscrever-se para receber notificações
Você se inscreveu para receber as notificações
Você bloqueou notificações
Clique para subscrever notificações
Obrigado por se inscrever!
Você se inscreveu para receber as notificações
Você não receberá notificações novamente
Gerenciar notificações de sites
ASSINAR
NÃO ASSINAR
Desbloquear notificações
Siga estas instruções para permitir notificações: