Como escolher as patas para mesa certas para realçar qualquer espaço

Patas mesas Emuca
As mesas são peças de mobiliário essenciais em qualquer casa, que todos utilizamos nas atividades mais importantes do dia-a-dia. Por esse motivo, a sua estabilidade, resistência, apoio e valor decorativo são aspetos a ter bem presentes, e que se encontram intimamente ligados à escolha das patas certas para cada mesa. Qualquer espaço da casa beneficiará de patas de mesa que, pelos seus detalhes decorativos, sejam capazes de se destacar e os valorizar, realçando os seus estilos. Para o conseguir, é necessário escolher bem as patas para mesa a utilizar em cada situação, escolha esta que envolve uma série de elementos, como o tipo de pata, a sua altura, materiais e estabilidade, entre outros, que a Emuca lhe apresentará em seguida com maior detalhe.
Nueva llamada a la acción

Tipos de patas para mesa

Existe hoje em dia um sem fim de tipos de patas para mesas, nas mais diversas formas, aspetos e materiais. No presente, falaremos das mais populares e frequentemente utilizadas para decoração.

Retangulares ou quadradas

Estas patas para mesa consistem em estruturas completamente fechadas, de forma quadrada ou retangular, que transmitem aos espaços onde se encontram um visual moderno, elegante e arejado. O visual leve que imprimem torna-as amplamente utilizadas tanto em mesas de jantar e bancadas de cozinha como em secretárias e mesas de desenho.

De forma cilíndrica

As patas cilíndricas são muito comuns, fabricadas numa grande variedade de materiais, dos quais a madeira e o aço são os mais comuns. De estética muito limpa e estilizada, conferem uma aparência esbelta às mesas me que são instaladas. Ao mesmo tempo, possuem também a vantagem de serem destituídas de quinas, o que as torna mais seguras para as crianças pequenas.

Em forma de bola

As patas de mesa em forma de bola apresentam altura reduzida e formato esférico, sendo principalmente utilizadas em mesas de cabeceira e outros tipos de mesa baixa. Estas patas realçam a delicadeza dos espaços, sendo ideais em conjunto com outras peças de mobiliário no mesmo estilo.

Patas de varões

Relativamente recente, este tipo de patas para mesa consiste numa série de varões finos, que vão do chão até à mesa, resultando numa estética muito moderna e delicada. A juntar a isto, as patas de varões são extremamente estáveis, sendo frequente a sua utilização em secretárias e em mesas de sala de estar.

Patas para mesa tipo coluna

De presença impositiva, as patas de mesa tipo coluna são utilizadas nos mais diversos espaços. Consistem numa coluna que tende a ser robusta e muito estável, sendo que basta um ou dois destes elementos para suportar uma mesa de grandes dimensões.

Como escolher as patas para mesa em função do espaço?

Cada tipo ou modelo de patas para mesa realça determinados aspetos estéticos, o que faz com que cada modelo possa ser mais indicado para certos tipos de espaço que para outros. No entanto, e sem querermos cair em categorizações redutoras, cabe destacar que o fator mais importante para esta escolha é o estilo do espaço onde a mesa será colocada.

O que colocar na cozinha?

Quando falamos de cozinha, referimo-nos também à área de refeições, uma vez que tendem a ser contíguas e a possuir uma estética similar. Assim, na hora de escolher uma mesa para refeições, é importante que esta combine as bancadas e demais elementos da cozinha, tanto em cor como em estilo. A fim de realçar uma estética moderna e elegante na sua cozinha, será preferível optar por patas para mesa retangulares, tanto para a mesa de jantar como para as bancadas. Um modelo de patas em “X” ficará igualmente incrível. A utilização de patas em forma de coluna ou cilíndricas encaixará perfeitamente neste estilo e proporcionará a estabilidade necessária para uma grande mesa de jantar. Se tiver dúvidas em relação à cor, saiba que, nesta escolha, tudo dependerá de quanto quer que as patas se destaquem. Se não quiser que sejam o centro das atenções, escolha tons neutros, que combinem com os eletrodomésticos e demais elementos presentes.

E na sala de estar?

As mesas de sala de estar são caracterizadas por serem comparativamente baixas e mais leves que as mesas de refeições ou secretárias. Isto permite a liberdade de escolher patas mais finas e estilizadas, capazes de realçar estas características do ambiente. São exemplo deste tipo de patas as de varão. Por outro lado, se a estética que pretende realçar é mais forte ou robusta, nada como patas cilíndricas ajustáveis ou em forma de coluna para o reforço pretendido.

Mesas para atividades

As mesas polivalentes, como as secretárias, possuem características muito semelhantes às das de refeições. Não obstante poderem frequentemente ter o mesmo tipo de patas, é recomendável estas sejam ajustáveis e dotadas de rodas, para maior versatilidade face a diferentes tipos de utilização.
patas mesas emuca

Estamos consigo na hora de escolher

Na Emuca, temos verdadeiro gosto em ajudar os nossos clientes a fazer as escolhas perfeitas no que toca aos diferentes elementos que farão parte das suas casas. Em caso de dúvida, não hesite em contactar-nos. Fica igualmente o convite para ler os diversos artigos do nosso blog, nos quais abordamos toda uma série de temas relacionados com decoração e as melhores soluções para a sua casa.

Você gostou? Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagem Relacionada

Concepta3

O sistema Concepta3 é a solução perfeita para as salas de estar em plano aberto, oferecendo portas de correr ocultas que desaparecem num pequeno espaço

Ler mais [+]
Inscrever-se para receber notificações
Você se inscreveu para receber as notificações
Você bloqueou notificações
Clique para subscrever notificações
Obrigado por se inscrever!
Você se inscreveu para receber as notificações
Você não receberá notificações novamente
Gerenciar notificações de sites
ASSINAR
NÃO ASSINAR
Desbloquear notificações
Siga estas instruções para permitir notificações: