Emuca

Regulamentos ErpP e etiquetagem energética

Reglamentos ErpP y etiquetado energético

Na Emuca sempre zelámos pelo correcto cumprimento de acordo com a legislação vigente com um modelo de negócio focalizado na qualidade, inovando em soluções, com um claro compromisso de sustentabilidade com o meio ambiente e orientando a empresa rumo a um futuro melhor.

É por isso que nos últimos meses temos vindo a trabalhar no sentido de adequar os nossos produtos em relação aos novos regulamentos ErP e etiquetagem energética para fontes de luz, com o único objetivo de favorecer o cumprimento da nova legislação e fortalecer a confiança com os nossos clientes.

Regulamento ErP de desenho ecológico para as fontes de luz e mecanismos de controlo independentes (EU) 2019/2020

O novo regulamento ErP entra em vigor a partir do dia 1 de setembro de 2021.

O âmbito de aplicação estende-se aos produtos relacionados com a energia e estabelece os requisitos de desenho ecológico para a introdução no mercado de fontes de luz e mecanismos de controlo independentes.

Os requisitos também se aplicam às fontes de luz e aos mecanismos de controlo independentes introduzidos no mercado dentro de um produto que os contenha.

O cálculo da eficiência energética foi portanto modificado, tendo em conta a influência de factores como o índice de reprodução cromática, o fluxo luminoso, o brilho e a melhora dos requisitos de eficiência energética.

O tipo de fonte de luz e as suas definições relacionadas são mais refinados e adicionaram-se ainda outros novos tipos.

Também foram incrementados os requisitos de eficiência energética dos dispositivos de controlo independentes, os requisitos de teste de intermitência e outros parâmetros relacionados a vida útil dos produtos.

Regulamento de etiquetagem de eficiência energética(EU) 2019/2015

As novas etiquetas estarão disponíveis a partir do dia 1 de setembro de 2021.

Todas as fontes de luz foram avaliadas tendo em conta os novos parâmetros estabelecidos.

Desaparecem as classes energéticas A+, A++ e A+++, voltando a uma escala de classificação que vai desde A atè G em função do consumo e eficiência energética de cada produto.

A eficiência energética dos produtos não varia, mas a nova escala da classificação energética pode fazer com que a letra da sua etiqueta se altere.

O objetivo desta alteração é o de fomentar o desenvolvimento tecnológico e ampliar o intervalo de escolha de produtos para os consumidores em base à sua eficiência energética. Nos últimos anos, as categorias A+ e superiores ficaram saturadas de modelos, e os novos desenvolvimentos tecnológicos não encontraram espaço para poder diferenciar-se adequadamente dentro da escala de eficiência estabelecida.

A reformulação da escala da classificação energética terá em conta a inovação tecnológica no fabrico de aparelhos eléctricos e deixará espaço aos futuros desenvolvimentos tecnológicos nas classes mais eficientes (A e B), de maneira que os consumidores possam vir a encontrar desta forma etiquetas cuja melhor pontuação energética seja uma B e as mais frequentes serão assim de classe D e inferiores.

Desta forma a nova etiqueta ampliará as opções de eficiência energética no mercado de fontes de luz e irá promover o desenvolvimento tecnológico de produtos mais eficientes.

Outra novidade é que as etiquetas energéticas dos dispositivos incorporam um código QR. Com este código, é possível utilizar um smartphone para obter informação adicional sobre os dispositivos na base de dados europeia de produtos com etiquetagem energética «EPREL».

Você gostou? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Postagem Relacionada

Inscrever-se para receber notificações
Você se inscreveu para receber as notificações
Você bloqueou notificações
Clique para subscrever notificações
Obrigado por se inscrever!
Você se inscreveu para receber as notificações
Você não receberá notificações novamente
Gerenciar notificações de sites
ASSINAR
NÃO ASSINAR
Desbloquear notificações
Siga estas instruções para permitir notificações: