Manual para escolher rodas e suportes adequados para os seus móveis

A escolha de um bom móvel resulta fundamental para qualquer lugar ou divisão que se queira redecorar. Mas, escolher aquele que melhor se adapta às necessidades dos clientes é o factor determinante que fará do seu negócio o melhor do seu sector.

Mas não basta apenas pensar na estrutura, na cor ou na qualidade do móvel, mas também nas rodas e suportes que resultem mais adequados para os mesmos.

Na Emuca somos especialistas em todos os componentes existentes nos diferentes tipos de móveis e, por essa razão, vamos dar-lhe alguns conselhos para que saiba, exactamente, como escolher as rodas para móveis ideais em cada ocasião. Vamos em frente! Prossiga com a leitura!

O que devo ter em conta para escolher as rodas para móveis?

A selecção das rodas para móveis ideais em cada ocasião, deve responder às necessidades e utilidades que se pretenda oferecer com cada peça em concreto.

Peso

É imprescindível identificar qual é o peso exacto do próprio móvel e o peso que o mesmo irá suportar durante toda a sua vida útil. Uma vez tenhamos isto esclarecido, temos de decidir quantos pontos de apoio necessita para poder garantir que possa levar a cabo a sua função correctamente e distribui-los por toda a base de forma correcta para que possa suporta-lo.

Por norma geral, com quatro rodas colocadas em cada esquina será suficiente, se bem que se o móvel for muito grande e existir demasiada separação entre roda e roda, o ideal será reforça-lo com alguma roda mais.

Para calcular a capacidade de carga de cada roda, pode-se aplicar a seguinte fórmula:

A= (B+C)/D) x F

Tendo em conta que:

  • A é a capacidade de carga de cada roda
  • B é o peso do próprio móvel
  • C é a carga máxima
  • D são o número de rodas que vão ser montadas
  • F é o factor de segurança que indica a variação da aplicação normal.

Material das rodas

As rodas para móveis podem estar fabricadas com diversos materiais. E deve-se escolher o mais adequado consoante o uso que se lhe for dar.

  • Rodas de borracha. Suportam uma carga média, são resistentes à água e permitem um deslocamento correcto. Além disso, param os golpes e são silenciosas no deslocamento.
  • Rodas de poliuretano. São muito parecidas às de borracha, mas um pouco mais resistentes ao peso. Estão recomendadas para móveis mais delicados, dado que deixam manchas se deslocarmos o móvel. Têm uma capacidade de carga intermédia e o seu deslocamento continua a ser simples e silencioso.
  • Rodas de poliamix. Para móveis com uma capacidade de carga média-alta, estas são as rodas para ideais para móveis em geral. Facilitam um deslocamento suave e fácil, resistem a golpes e riscos e repelem a humidade. Além disso, são também muito fáceis de limpar.
  • Rodas de nylon. Este tipo de rodas é ideal para móveis que devam suportar um grande peso. E, além disso, este material recolhe todas as vantagens do resto que já referimos: fáceis de limpar, silenciosas, resistentes a golpes, mobilidade ágil e simples…
  • Rodas de plástico ou madeira: ideais para alcatifas ou tapetas.
Nueva llamada a la acción

Uso do móvel

Evidentemente, consoante a utilização que se for dar ao móvel, as rodas a escolher podem ser:

  • Fixas ou mono direcionais
  • Giratórias e multidirecionais
  • Com travão para garantir que ficam bem imobilizadas

Tipos de rodas para móveis (decorativas, industriais, etc.)

Outro dos factores decisivos que nos irão ajudar a escolher os suportes dos nossos móveis será o lugar para o qual foram concebidos e pensados.

Ou seja, por exemplo:

  • Para o lar. As rodas decorativas serão a melhor opção para o nosso lar. Já que é possível que, com elas, apenas procuremos criar uma decoração específica e o seu movimento vá acabar por ser escasso ou inclusive inexistente. Além disso, devem ser capazes de não danificar o chão no qual se encontram e evitar qualquer tipo de ruido de arrastre. Podem ser de múltiplos estilos, cores, materiais, formas e desenhos. Só deveremos seleccionar o que melhor se ajustar ao gosto e estilo de cada cliente.
  • Para uso industrial. Em cujo caso necessitaríamos de rodas funcionais que permitam uma facilidade e agilidade de movimento e, que além disso, sejam capazes de suportar uma grande quantidade de peso e movimento.
  • Para o escritório. A capacidade de carga dos móveis para escritório costuma ser menos elevada. Mas, por sua vez, necessitam poder ser cómodas e práticas para poder ser deslocadas pela superfície consoante lhe convenha ao cliente. A redistribuição dos móveis num escritório é igualmente bastante frequente, razão pela qual o barulho que façam as rodas deverá tentar, também, ser nulo.

Portanto, você já sabe! Siga o nosso manual para escolher as rodas para móveis ideais e consiga exactamente os resultados que está à procura. Na Emuca você poderá encontrar tudo quanto precisar e desta forma conseguir oferecer aos seus clientes a melhor experiência com o seu trabalho.

Você gostou? Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagem Relacionada

Concepta3

O sistema Concepta3 é a solução perfeita para as salas de estar em plano aberto, oferecendo portas de correr ocultas que desaparecem num pequeno espaço

Ler mais [+]
Inscrever-se para receber notificações
Você se inscreveu para receber as notificações
Você bloqueou notificações
Clique para subscrever notificações
Obrigado por se inscrever!
Você se inscreveu para receber as notificações
Você não receberá notificações novamente
Gerenciar notificações de sites
ASSINAR
NÃO ASSINAR
Desbloquear notificações
Siga estas instruções para permitir notificações: