Ferragens de cozinha: soluções para organizar despensas de maneira funcional

herrajes de cocina

Para conseguir uma cozinha confortável, prática e funcional não basta ter um bom desenho, é necessário também distribuir adequadamente os espaços e incorporar elementos que permitam armazenar alimentos e utensílios, organizando tudo de forma prática e simples e poder igualmente aceder a eles de uma forma prática e fácil.

Para isso é imprescindível organizar óptimamente a despensa, e para consegui-lo não existe melhor aliado que as ferragens de cozinha, uns elementos que se tornaram imprescindíveis para obter um projecto de cozinha realmente exitoso e prático.

 

Tipos de despensa de cozinha

Uma despensa de cozinha é um espaço onde se guardam aqueles alimentos que não precisam de refrigeração, assim como todo tipo de pertences e utensílios de cozinha. Na actualidade, o conceito de despensa é muito amplo, existindo uma ampla gama de opções e estilos, entre os quais destacam:

  • Espaço ou divisão independente, normalmente anexa à cozinha. Este tipo de despensa responde à concepção mais tradicional e clássica que, não obstante, tem-se vindo a perder hoje em dia, em parte porque as habitações tendem a ser cada vez mais pequenas.
  • Despensa integrada na cozinha. Trata-se de um espaço de armazenamento separado de algum modo da cozinha, mas com solução de continuidade, normalmente através de uma estrutura em vidro que deixa o interior à vista a partir da própria cozinha.
  • Móveis, prateleiras e outros elementos. Quando não contamos com espaço suficiente, a despensa pode formar parte da cozinha e consiste simplesmente em prateleiras, móveis ou ferragens nas quais podemos colocar as garrafas, alimentos ou artigos de limpeza e ménage de um modo funcional e prático.

 

A importância de poder contar com uma despensa prática

A característica mais importante e apreciada de uma despensa e que a mesma seja prática, o que significa que todos os alimentos e utensílios possam guardar-se, organizar-se, encontrar-se e extrair-se quando se necessitem com facilidade e rapidez.

Nueva llamada a la acción

As chaves que nunca devem faltar no desenho e organização de uma despensa que aspire a ser prática e funcional são as seguintes:

  • Utilizar uma grande variedade de elementos para facilitar a separação e organização de alimentos e utensílios: prateleiras, gavetas, barras extraíveis, assim como ferragens de cozinha.
  • Resulta muito conveniente que as prateleiras possam ser moduladas pelo próprio utilizador em função do tamanho dos produtos que queira guardar.
  • Usar as prateleiras ou barras de acesso mais complicado, por exemplo as que estejam situadas na parte superior, para colocar aqueles objetos que não se usam habitualmente. Desta forma reservaremos as posições mais práticas para os alimentos e utensílios de uso diário.
  • Dar muito protagonismo às gavetas extraíveis e de grande capacidade.
  • A iluminação da despensa é também fundamental, para isso é imprescindível que a divisão conte com uma correcta iluminação geral e especialmente intensa na zona das prateleiras e gavetas. Uma opção muito recomendável é a de instalar fitas de luz led no interior dos móveis, especialmente nos que são mais profundos e, portanto, podem tornar-se mais escuros.

 

Ferragens de cozinha para distribuir de maneira correcta o espaço da despensa

A óptima distribuição da despensa é, muitas vezes, o factor de valor acrescentado que marca a diferença entre uma despensa aceitável com outra que realmente destaque pela sua praticidade e funcionalidade.

Um dos elementos mais eficazes para conseguir melhorar a distribuição do espaço são as ferragens de cozinha. No mercado é possível encontrar uma ampla variedade de tipos e modelos, entre os quais destacaríamos os seguintes:

 

  • Gavetas e gavetões de extracção total e grande capacidade. Este tipo de gavetas e gavetões são ideais para as despensas porque combinam conforto, com uma alta capacidade e facilidade na distribuição de alimentos e utensílios.
  • Cantos mágicos e outros acessórios para módulos de canto. Permitem dar-lhe uma grande utilidade a estes módulos e tornar muito mais prático e acessível os cantos e espaços pequenos.
  •    Colunas e persianas de cozinha. Possibilitam o aproveitamento de espaços verticais com um fundo comprido que, de outra maneira, seriam simplesmente zonas mortas.

 

Ferragens de cozinha para manter arrumada a despensa

Existem também ferragens de cozinha especialmente concebidas e desenhadas para manter arrumada e organizada a nossa despensa:

 

 

Na Emuca somos especialistas em conferir conforto, organização, praticidade e desenho às cozinhas, despensas e ao resto do lar. Não hesite em consultar-nos e estaremos encantados em atender-lhe e assessorar-lhe.

Você gostou? Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagem Relacionada

Concepta3

O sistema Concepta3 é a solução perfeita para as salas de estar em plano aberto, oferecendo portas de correr ocultas que desaparecem num pequeno espaço

Ler mais [+]
Inscrever-se para receber notificações
Você se inscreveu para receber as notificações
Você bloqueou notificações
Clique para subscrever notificações
Obrigado por se inscrever!
Você se inscreveu para receber as notificações
Você não receberá notificações novamente
Gerenciar notificações de sites
ASSINAR
NÃO ASSINAR
Desbloquear notificações
Siga estas instruções para permitir notificações: