Factores chave para escolher ferragens para móveis de cozinha

herrajes para muebles de cocina

A montagem profissional de uma cozinha implica ter especial cuidado com os detalhes, que são os que realmente marcam a diferença tanto a nível de funcionalidade como de estética. Um dos mais importantes e, ao mesmo tempo mais desconhecidos, são as ferragens para móveis de cozinha.

Analisamos o quê é que conferem ao espaço, e como podemos escolher os mais adequados em cada caso.

Por quê são importantes as ferragens para móveis de cozinha?

As ferragens para cozinha são todas as peças que se aplicam aos móveis para ajudar a que tenham um uso prático e suave. Isto é especialmente importante neste tipo de espaços, onde se guarda e manuseia um grande número de objetos nas tarefas diárias.

Ainda que o desenho de mobiliário tenha evoluído muito nos últimos anos e estas peças devem adaptar-se a cada modelo, a listagem de acessórios  básicos para móveis de cozinha inclui:

  • As dobradiças, que permitem abrir e fechar portas. Portanto, têm um grande desgaste ao cabo do tempo se não são de excelente qualidade.
  • Os pernos, que cumprem a mesma função, mas que possuem um eixo independente
  • Os puxadores, que ligam funcionalidade e estética
  • Os sistemas de extensão, as portas elevatórias que ajudam a poder usar correctamente todos os móveis

Essencialmente, as ferragens para móveis de cozinha são os melhores aliados para o uso inteligente das zonas de trabalho desta assoalhada. A sua colocação adequada permite poupar tempo e evitar esforços desnecessários, como esticar-se ou baixar-se para apanhar coisas. Com este objetivo, usam-se alguns específicos em cada uma das peças que formam parte da cozinha.

As gavetas e gavetões são uma solução ergonómica para favorecer a visibilidade e o acesso ao conteúdo dos móveis inferiores. Além disso, podem-se organizar em diversos níveis para melhorar a sua funcionalidade final.

No mesmo sentido, as ferragens de prateleiras giratórias tornam-se na  melhor maneira de aproveitar o espaço e poder aceder a todo o seu conteúdo sem ter de estucar-se ou fazer más posturas.

O uso de ferragens para móveis de cozinha em móveis superiores, como as portas rebatíveis e elevatórias ou de fole, permite que as pessoas possam mexer-se sem problemas no espaço disponível. Igualmente, facilitam o aproveitamento dos espaços superiores, dado que os sistemas suspensos são capazes de transferir o conteúdo para baixo com um simples movimento.

Outra das opções mais práticas a ter em conta na hora de escolher acessórios para móveis de cozinha é a instalação de móveis de coluna. As suas ferragens extraíveis oferecem fácil acesso aos alimentos armazenados, pelo que podem conter um grande volume de embalagens no seu interior.

Igualmente, os móveis com porta em forma de coluna e com diferentes gavetas interiores resultam muito funcionais na hora de poder encontrar os elementos que procuramos em cada gaveta.

Evidentemente, não sempre temos de instalar todas as ferragens para cozinha assinaladas para ter um espaço prático e bem organizado. Isso sim, é necessário ter clara a sua importância no desenho final do mobiliário para certificar-se de realizar uma instalação profissional de uma cozinha

Quais são as suas vantagens?   

As ferragens para móveis de cozinha não são um elemento mais da construção e instalação das suas diferentes peças.  O uso destes dispositivos oferece-nos diversas vantagens, que podemos definir em três grandes categorias:

Benefícios estéticos

Todas as ferragens, incluídas as situadas no interior dos móveis, ajudam a que a cozinha tenha um melhor aspecto. Por um lado, permitem que todos os elementos sejam guardados adequadamente e, portanto, o espaço esteja organizado. Por outro lado, os puxadores e outros dispositivos   exteriores são o pormenor final que dá um toque final à decoração. Desta maneira, é muito mais fácil criar o ambiente ideal para sentir-se bem.

Facilidade e conforto

A cozinha é um dos espaços nos quais todos passamos mais horas ao dia. Portanto, é muito importante que garanta a comodidade dos seus utilizadores. As ferragens para móveis de cozinha estão pensadas para que não seja necessário fazer movimentos complicados para apanhar qualquer coisa de um móvel.

Ganhar tempo

Estes acessórios para móveis de cozinha não estão desenhados somente para melhorar a sua acessibilidade. Ajudam igualmente a uma melhor visibilidade dos produtos guardados. Em consequência, resulta muito mais rápido encontrar o que se procura. Desta maneira, além de investir menos tempo nas tarefas da cozinha, os utilizadores sentem-se também mais relaxados.

Factores chave para escolher ferragens para móveis de cozinha

Quais são as ferragens para móveis de cozinha mais adequadas? A verdade é que esta pergunta não tem uma só resposta. Na sua essência, estes acessórios devem adaptar-se às necessidades do espaço e dos seus utilizadores. Portanto, cada cozinha irá requerer uns modelos determinados. De todos modos, vale a pena ter em conta alguns conselhos básicos na escolha de ferragens para a cozinha.

Para começar, é necessário valorizar as dimensões da cozinha. Se se tratar de um espaço pequeno ou com muitos recantos, teremos de procurar ferragens que  ajudem a optimizar o espaço, como por exemplo as portas elevatórias e rebatíveis ou as prateleiras giratórias.

herrajes para muebles de cocina

Da mesma forma, o tamanho dos móveis é outro factor chave, sobre tudo na hora de escolher os puxadores. É importante que as peças que se forem instalar sejam coerentes com as portas e gavetas, para evitar um efeito óptico antiestético.

As últimas tendências em decoração e organização de cozinhas também são um ponto a valorizar. Tanto a nível estético como funcional, podem oferecer soluções inovadoras para optimizar o espaço e o mobiliário. De todos modos, a moda nunca deve condicionar a escolha das ferragens para móveis de cozinha.

Da mesma forma, a estética geral do espaço é um condicionante para as ferragens. Obviamente, a aplicação destes acessórios para móveis de cozinha está relacionada com o tipo de decoração que se lhe queira dar. Uma cozinha rústica e uma cozinha minimalista têm pouco em comum a nível estético, e estas diferenças são as que determinam sobre tudo a escolha de ferragens exteriores.

Os materiais empregues na estrutura também vão condicionar o tipo de ferragens para móveis de cozinha empregues. Assi sendo, por exemplo, os de latão serão sempre mais adequados para um estilo rústico, enquanto os de alumínio são mais próprios de cozinhas modernas e minimalistas.

A segurança e durabilidade destes elementos é outro factor importante na valorização do seu uso. Se não for utilizada uma dobradiça de qualidade, o mais provável é que a porta do móvel acabe por se estragar. Portanto, a cozinha perderá em estética e em funcionalidade.

Para acabar, não é possível esquecer que a cozinha é um lugar no qual se produz mucha sujidade, em particular gordura. Em consequência, é importante escolher uma ferragem que seja fácil de limpar, tanto pelo seu tamanho como por seu desenho.  Desta maneira, a sua manutenção será muito mais fácil, e a sua vida útil será muito maior.

As ferragens para móveis de cozinha jogam um papel fundamental na decoração e organização deste espaço. Portanto, o desenho do mobiliário e a escolha destes acessórios permitem que os utilizadores possam sentir-se bem nesta assoalhada e, além disso, optimizem o espaço ao máximo. Na Emuca oferecemos-lhe ferragens de qualidade que se adaptam a qualquer espaço, não tenha dúvidas e… ponha-se em contacto connosco!

Nueva llamada a la acción

Você gostou? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Postagem Relacionada