Como instalar uma faixa de LED?

Quando se trata de iluminação, as tiras de LED são a melhor escolha. As vantagens que oferecem em termos de decoração, qualidade de luz e sustentabilidade fazem deles os favoritos de hoje. Seja para espaços domésticos ou industriais, eles são ideais. Mas ainda há muitas pessoas que não sabem como instalar uma faixa de LED. Sim, eles são fáceis de instalar, mas há um mínimo que precisamos de saber. Embora a princípio possa parecer complicado, porque são diferentes das lâmpadas comuns, a verdade é que qualquer pessoa pode instalar com segurança tiras de LED nos seus móveis. Mas para tornar o processo mais fácil para si, vamos explicar-lhe como instalar uma faixa de LED como um profissional, para que os seus acabamentos e resultados sejam os melhores para os seus clientes. Vale a pena notar que se estiver à procura de uma explicação visual pode visitar o nosso canal YouTube e ver os diferentes tutoriais que temos a descrever todo o processo para os nossos clientes.

Passos para instalar uma faixa de LED

Os passos são muito simples e iremos explicá-los em detalhe para que possa compreender o processo e aplicá-lo nos diferentes contextos de que necessita. Desde luminárias para mobiliário até salas de estar, roupeiros ou espelhos.

Definir a área de instalação

O que você precisa de considerar inicialmente é o local de instalação. Para esta medida, o comprimento da superfície e tomar o número inferior mais próximo a um múltiplo de 5 para cortar a tira. Isto porque a maioria das tiras de LED tem a medida de corte a cada 5 cm, contudo, pode ver isto nas especificações de cada modelo que compra.

Fazendo o corte

Para cortar a tira no comprimento necessário, deve ter em conta que existe um sinal indicando onde ela deve ser cortada. Se cometer um erro neste passo, pode fazer com que a tira não funcione. Use uma tesoura comum e corte-a cuidadosamente, como dissemos anteriormente, a cada 5 cm deve ter a marcação. O ponto de corte é também caracterizado por dois contactos metálicos nos lados.

Ligação entre a fita de LED e o transformador

Os transformadores utilizados para as tiras de LED são geralmente de 12 V. Se for necessária uma tensão mais alta, esta deve ser indicada nas especificações, mas este não é o caso frequentemente, a menos que a tira seja muito longa. Para ligar o transformador, ele deve conter espigões especializados que servirão para fixar a fita e passar a energia para os seus pólos na área onde o corte foi feito anteriormente. Se não os tiver, será necessário soldar com lata. Para lhe poupar ainda mais trabalho, compre um transformador com conectores como os que oferecemos na Emuca.

Teste a sua faixa LED

Antes de a adicionar a qualquer superfície, recomendamos que a teste primeiro, pois no processo de ligação podem ocorrer erros e a fita LED pode parar de funcionar, ou pode ser apenas uma má ligação. Para isso, após o passo anterior, a fita de LED é colocada numa superfície e o transformador é ligado. Em qualquer caso, a última peça a ser ligada deve ser o transformador. Embora a voltagem seja segura para as pessoas, um corte pode danificar a faixa de LED num segmento ou completamente, por isso é sempre importante ter cuidado.

Instalação à superfície

Quando toda a parte eléctrica tiver terminado, procedemos à desconexão do transformador para manipular a fita LED. Antes de se colar a qualquer superfície, é essencial limpá-la, pois as impurezas podem causar a sua não aderência e a sua descolagem ao longo do tempo. Limpe simplesmente a superfície com um pano húmido e depois limpe-a para que a superfície esteja pronta para o adesivo de fita LED após alguns minutos.

Medição e colagem

Meça sempre mais uma vez para verificar e quando tudo estiver correcto, remova o protector adesivo enquanto estiver a colar a fita LED. É crucial que o faça progressivamente, como se o removesse completamente, pode estragá-lo ou colá-lo erradamente. Para a fixar, aplique uma pressão suave sobre as partes plásticas da tira, nunca sobre os LEDs ou outros componentes.

Ligue-se e desfrute

Quando tiver completado todos os passos acima, pode proceder à ligação do transformador e desfrutar da faixa de LED, só lhe resta colocar os painéis difusores se os tiver ou outros acessórios. Para a maioria dos casos estes passos serão mais do que suficientes. Quando se trata de luzes LED RGB, você vai precisar de um condutor que deve estar ligado entre o transformador e a fita LED, mas a premissa é a mesma.
Nueva llamada a la acción

Tiras de LED que pode encontrar em Emuca

Tudo o que precisa para instalar tiras de LED e sistemas de luminárias pode ser encontrado no nosso catálogo de produtos. Temos uma secção especializada onde pode aceder a transformadores, tiras de LED, lâmpadas e bases para os colocar nos locais que deseja oferecer aos seus clientes. Lembre-se também que pode visitar o nosso canal YouTube para resolver as suas dúvidas sobre o processo de instalação das tiras de LED e dos nossos outros produtos.

Você gostou? Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagem Relacionada

Inscrever-se para receber notificações
Você se inscreveu para receber as notificações
Você bloqueou notificações
Clique para subscrever notificações
Obrigado por se inscrever!
Você se inscreveu para receber as notificações
Você não receberá notificações novamente
Gerenciar notificações de sites
ASSINAR
NÃO ASSINAR
Desbloquear notificações
Siga estas instruções para permitir notificações: