Técnicas de venda para a sua loja: up selling e cross selling

upselling

Toda empresa que queira aumentar os seus benefícios e conseguir a satisfacção dos seus clientes deve, sem lugar a dúvidas, aplicar certas técnicas de venda para poder atingir os seus objetivos. Porque, às vezes, cometemos o erro de focarmo-nos apenas em captar clientes novos, o qual também é importante, mas esquecemos a importância de manter aqueles que já temos, e de oferecer-lhes serviços novos e garantir a sua fidelidade.

Assim sendo, para tal, entender, aprender e aplicar as técnicas de venda mais eficazes e acertadas, acaba por se tornar no melhor recurso. Na Emuca queremos ajudar-lhe a aumentar as suas vendas, pelo qual, a seguir iremos explicar-lhe duas estratégias que lhe poderão resultar realmente úteis. Prossigamos então!

O que é a venda cruzada?

A venda cruzada é um conceito que em todos os negócios devemos assumir e assimilar como algo fundamental e necessário para o dia a dia.  E consiste, basicamente, em oferecer aos nossos clientes outros produtos complementários aos que já têm intenção de nos comprar.

Deste modo, o que estamos a fazer é ampliar a satisfacção dos compradores, contribuindo com aqueles produtos que também necessitam, mas que não o tinham claro ou que não tinham pensado neles e, ao mesmo tempo, aumentamos a facturação do nosso negócio.

Em que consiste o up selling e o cross selling?

As principais técnicas de venda que a sua empresa deve conhecer e aplicar no seu dia a dia são o up selling e o cross selling.

  • O up selling é uma técnica de marketing que consiste em oferecer um producto ou serviço de maior qualidade do que aquele que o cliente já tenha comprado ou que queira comprar. Nalguns casos, é possível inclusive oferecer um de mais valor económico ao que eles próprios já tivessem selecionado, tendo sempre em conta que deve cumprir com as expectativas que o comprador tem e, ao mesmo tempo, que seja em benefício da empresa.
  • O cross selling, por sua parte, consiste em oferecer ao cliente outro produto ou serviço que complemente aquele que já tenha adquirido. Deste modo, a qualidade de atenção ao cliente aumenta, a satisfacção do mesmo também, e também os lucros da empresa.

Diferenças entre up selling e cross selling

Prosseguindo com as definições que demos no ponto anterior, as diferenças entre estas duas técnicas de venda consistem em que uma, o Up Selling, convida o cliente a adquirir um melhor produto do que aquele que ele próprio tinha pensado adquirir inicialmente, e a outra, o Cross Selling, serve para oferecer produtos complementários que lhes sirvam de ajuda para melhorar o primeiro.

Se levarmos a cabo uma boa estratégia de venda, utilizar ambas as técnicas ao mesmo tempo é a melhor opção. Dado que desta forma consegue-se que os benefícios para o cliente e para a empresa estejam lado a lado.

Como posso aplicar a venda cruzada na minha loja?

Para poder aplicar a venda cruzada em qualquer negócio, é fundamental que o vendedor se sinta motivado e, que além disso, conte com toda a informação e formação relacionada com os produtos que tem à venda. Desta forma, saberá em todo momento o que é que mais vai beneficiar ao cliente quando ele estiver a efectuar as suas compras, o que é necessário para melhorar a experiência dos compradores e, por sua vez, que interesses tem a empresa na venda de determinados artigos.

Em definitiva, oferecer um serviço atento e de qualidade aos utilizadores, e demonstrar que as sugestões que estamos a oferecer são para o seu próprio benefício.

Como escolher qual a melhor técnica de vendas para o meu negócio?

Cada empresa deve conhecer como são os seus clientes e qual é o sector no qual desenvolve a sua actividade. Com este conhecimento, é mais simples selecionar a técnica de venda que mais se adapte a os seus consumidores e à sua própria filosofia e assim, pôr em prática aquela com a qual os empregados se sentirem mais à vontade.

Existem empresas que não se sentem confortáveis nem à vontade com a ideia de “vender” mais produtos do que aqueles que o cliente está à procura. Mas, na realidade, com a venda cruzada o que se consegue é melhorar a experiência do cliente. Complementar o serviço que estão a receber e adquirir os produtos que melhor se adaptarão às suas necessidades e mais vida útil lhes irão dar.

Aplicar as diferentes técnicas de venda no nosso negócio é fácil, práctico, simples e, evidentemente, lucrativo. Na Emuca, sempre estamos a pensar em como melhorar os vossos negócios e, queremos ajudar-vos! Portanto, tome nota daquilo que lhe acabamos de explicar neste artigo e dê aos seus clientes tudo aquilo que necessitam.

Você gostou? Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagem Relacionada

Concepta3

O sistema Concepta3 é a solução perfeita para as salas de estar em plano aberto, oferecendo portas de correr ocultas que desaparecem num pequeno espaço

Ler mais [+]
Inscrever-se para receber notificações
Você se inscreveu para receber as notificações
Você bloqueou notificações
Clique para subscrever notificações
Obrigado por se inscrever!
Você se inscreveu para receber as notificações
Você não receberá notificações novamente
Gerenciar notificações de sites
ASSINAR
NÃO ASSINAR
Desbloquear notificações
Siga estas instruções para permitir notificações: