7 técnicas para aumentar as vendas de produtos de loja de ferragens e bricolage

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As vendas são o objetivo principal de qualquer empresa, uma vez que são elas que nos permitem continuar a exercer as nossas profissões e aumentar os lucros dos nossos negócios, motivo pelo qual é vital aplicar as técnicas de venda mais precisas, corretas e eficazes. Assim, em seguida, partilharemos consigo 7 técnicas infalíveis, que poderá, desde logo, começar a aplicar na sua loja de ferragens e bricolage. É hora de ter sucesso!

A importância de aplicar técnicas de venda eficazes para os produtos da sua loja de ferragens e bricolage

Utilizar técnicas de venda no seu negócio é fundamental, essencial e prioritário. Em primeiro lugar, como acabámos de referir, para aumentar os lucros, mas também para captar novos consumidores, assegurar a total satisfação dos clientes, fidelizá-los e conseguir assim evitar a sua fuga perante ofertas similares da concorrência.

Uma boa estratégia de vendas envolve planear e implementar várias técnicas. Evidentemente, este é um processo que exige tempo, dedicação e até formação por parte de toda a equipa, mas que proporciona um retorno muito superior ao investimento inicial. Tenha presente que trabalhar neste sentido é sinónimo de sucesso garantido e, por conseguinte, o seu negócio deverá concentrar esforços na sua correta aplicação.

1. Segmente os seus clientes

Os clientes das lojas de ferragens e bricolage podem ser divididos em 3 segmentos.

  • Empreiteiros
  • Amantes ou aficionados da bricolage
  • E compradores ocasionais ou por necessidade esporádica

Esta segmentação é importante, no sentido de poder oferecer a cada tipo de cliente os produtos de loja de ferragens e bricolage que querem, que procuram e de que precisam. Adicionalmente, poderá criar promoções especiais, descontos ou novidades direcionadas para cada um destes segmentos.

Para esta segmentação, é importante comunicar com o cliente e estar atento às suas preferências e necessidades, bem como ter em conta todas as suas recomendações.

2. Disponha os seus produtos de forma apelativa na sua loja de ferragens e bricolage

As vendas de uma loja de ferragens e bricolage são condicionadas por toda uma série de fatores. Não obstante, é inquestionável que os clientes preferem estabelecimentos que considerem visualmente apelativos. Ou seja, num setor onde existem tantas peças, ferramentas e elementos diferentes, é importante manter uma limpeza e organização que sejam agradáveis, capazes de gerar confiança, para levar a cabo a venda.

Prateleiras mal organizadas, sujas, repletas de pó, com artigos básicos de loja de ferragens e bricolage misturados, ferramentas colocadas ao acaso… não geram senão desconfiança no cliente, uma vez que, perante tal cenário, fica a dúvida sobre a desarrumação será consequência de negligência, de falta de qualidade dos produtos ou até de estes já se encontrarem obsoletos, tendo permanecido no mesmo lugar desde tempos imemoriais.

É importante recordar que o cliente já tem intenção de comprar e está em loja para o fazer. No entanto, se não encontrar o que procura ou se não ficar satisfeito com a oferta disponível, jamais passará dessa simples intenção.

productos de ferretería

3. Explique e compare produtos

A atenção e aconselhamento ao cliente são fundamentais para o sucesso na venda de artigos de loja de ferragens e bricolage. Para o conseguir, é necessário que o seu estabelecimento conte com pessoal qualificado que aconselhe e oriente corretamente o consumidor. Que seja capaz de explicar as características e especificações de cada produto e que saiba levar a cabo comparações entre modelos, de modo a que o cliente possa, por fim, optar pelo mais adequado às suas necessidades.

 

Assim, não só conseguirá que o seu cliente encontre aquilo que procura, mas também aumentar a sua satisfação com a compra, a sua confiança, a sua fidelidade ao seu negócio e, a juntar a isto, torná-lo o melhor embaixador da sua marca.

venta en ferretería

4. Identifique os produtos de loja de ferragens e bricolage que atuam como ¨gancho¨ para os clientes

Isto é, promova o cross selling. Sempre que um cliente se desloca à sua loja de ferragens e bricolage em busca de artigos básicos, poderá sempre oferecer-lhe, oportunamente, outros artigos complementares aos que procura. Suponhamos que um cliente se desloca ao seu estabelecimento à procura de tinta. Apenas tinta. É possível que este cliente, não sendo um profissional nem estando habituado a realizar este tipo de tarefa, não se aperceba da necessidade de utilizar outros produtos. É aqui que o seu pessoal irá abordar este cliente e oferecer-lhe fita adesiva, lixa, pincéis, rolos, trinchas, diluente… assim, não serão só as suas vendas a aumentar, mas também a satisfação dos seus clientes. Porque lhes terá dado bons conselhos, um serviço perfeito e, a juntar a tudo isto, terá feito com que não tenham tido de perder tempo com novas deslocações, em busca do restante material.

5. Implemente promoções apelativas nos seus produtos de loja de ferragens e bricolage

Promoções, ofertas e cartões de fidelidade premeiam os seus clientes. E estes não só consideram tais medidas apelativas como acabam efetivamente fidelizados por elas. Poderá também aplicar diferentes técnicas de venda, como o cross selling e o up selling para estimular o consumo e aumentar a satisfação dos seus clientes.

6. Apoio ao cliente personalizado

Cada cliente é único e possui as suas próprias necessidades e preferências. Assim, dê atenção aos seus requisitos, atenda aos seus comentários e procure sempre as melhores soluções.

O melhor serviço é aquele que torna cada compra personalizada, uma vez que apresenta tudo o necessário para cada situação e projeto.

7. Fidelização

Por fim, é imprescindível falar da fidelização. Porque não existem dúvidas de que toda e qualquer técnica de vendas implementada na sua loja de ferragens e bricolage deverá ser focada em conseguir a fidelização dos seus clientes. O que apenas será conseguido se for de encontro a tudo aquilo que o seu cliente procura, incluindo a qualidade dos produtos, aconselhamento de qualidade por parte dos funcionários, atenção pós-venda, eficácia na resolução de problemas, trato simpático e respeitador por parte do pessoal e uma correta distribuição de produtos, com base em funções e categorias.

A juntar a isto, também a gratidão a manifestar para com os seus clientes mais leais deverá ser devidamente pensada e aplicada. Porque oferecer condições especiais aos clientes que confiam uma e outra vez nos seus produtos fará com que continuem a fazê-lo, e que, sem dúvida, falem bem do seu negócio aos seus amigos e conhecidos.

Na Emuca, somos especialistas em todo o tipo de ferragens e queremos ajudá-lo a atingir todos objetivos a que se propôs no sentido de aumentar as vendas e, por conseguinte, os lucros do seu negócio, motivo pelo qual partilhámos consigo estas 7 técnicas de venda que o ajudarão a consegui-lo de forma muito mais simples, rápida e exequível. Recorde: além destes princípios, tenha sempre presente a qualidade dos produtos que lhe são oferecidos, o profissionalismo e os prazos de entrega que lhe são propostos na hora de selecionar os seus fornecedores. Bem como o esforço a realizar no sentido de apresentar novidades no seu stock e a importância de contar com uma equipa capaz de assumir e proceder de acordo com as indicações que lhe são transmitidas.

Dito isto, comece hoje mesmo a aplicar estas técnicas no seu negócio, aumente as suas vendas e alcance os seus objetivos!

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